segunda-feira, 20 de julho de 2015

Florbela Carmo

FLORBELA CARMO
Candidata pelos Açores do LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR

Apresentação pessoal
Nasci em Lamego, no ano de 1971, e apesar de ter crescido numa cidade do interior Norte, numa altura em que a democracia estava a dar os primeiros passos e onde as coisas tardavam a chegar, ou talvez por isso, cedo comecei a interessar-me por política. Vivo nos Açores há 13 anos, onde trabalho como Assistente Administrativa numa sociedade de advogados. Já fui professora numa escola profissional, durante 3 anos, já dei formação a activos, em contexto real de trabalho e pós laboral, já fui consultora para PMEs e em todas estas actividades deparei-me, e continuo a deparar-me, com situações trágicas, que são o reflexo do gradual desinvestimento na saúde, na educação, na justiça e no Estado Social, agravado nos últimos quatro anos.

Apresentação da candidatura
Apresento a minha candidatura no âmbito do LIVRE/Tempo de Avançar porque acredito ser a única força política capaz de impulsionar a economia, sem que seja necessário o Estado desinvestir nos sectores pilares do desenvolvimento – saúde, educação, investigação, justiça. Olhando para estes últimos quatro anos ficamos com a sensação de que Portugal não esteve a ser dirigido por um Governo. Esteve, isso sim, a ser gerido por um Administrador de Insolvência, para quem pouco importa a sobrevivência do devedor; o importante é pagar a dívida e cumprir as exigências dos credores. Já chega de viver num País onde, apenas por uma questão ideológica radical, se massacram os cidadãos com doses massivas de austeridade, culpabilizando-os pela dívida do Estado, quando o que se quer mesmo é salvar o sector financeiro.

É imperativo renegociar a dívida. É tempo de reverter as últimas alterações à lei laboral, que apenas ajudam a promover o trabalho precário. É tempo de parar com a venda a retalho de Portugal. É tempo de reconquistar a confiança no ensino público e no SNS, que foi sendo delapidada nos últimos anos.

Áreas de intervenção preferenciais
Educação; Trabalho, protecção e segurança social; Política Externa, Europa e Defesa